giovedì, dicembre 14, 2006

Culpa e Heresia

Tenho medo de ser feliz... e um facto... nao tanto que nao goste... adoro ser feliz, mas quando estou excessivamente feliz comeco a pensar que algo tera que correr mal, porque ser feliz assim so pode ser pecado.

E comeco logo a rever as razoes de tanta felicidade, e percebo que me sinto especial e unica; que quero ter melhor e mais que o resto dos mortais; que nao aceito que me pisem e retalio quando necessario; que programo a minha vida para um futuro soberbo; que perco o meu tempo a sonhar com o mundo e a sua beleza e menos tempo com stress que ele me provoca no dia a dia; que como sem medida e preocupacao; que me presenteio com adornos e indulgencias que me impulsionem o bem estar... enfim, penso em mim e sou o centro do mundo... do meu mundo... e descubro que vivo em plena harmonia com os 7 pecados capitais: soberba, ineja, ira, avareza, preguica, gula e luxuria.

Sou entao inundada de pensamentos obscuros... sobre a minha forma de pesar e estar, sobre as minhas liberdades e libertinagens... e pergunto-me se os prazeres momentaneos que me proporciono nao serao o impulso da vida de miseria e desespero na qual depois caio?!

Mas Sidhartha ja dizia que no ascetismo nao encontrou resposta... e definitivamente a liberdade absoluta nem tempo da para pensar... e se o caminho do mio e tao obscuro e ilusivo? Que nos (me) resta?

Demasiado judaico-crista para o meu gosto.