sabato, maggio 19, 2007

Amaisbela, a girafa

A mais bela girafa sempre esteve por perto... com o seu pescoco longo sempre viu mais longe, sempre avisou dos perigos e sempre ensinou as girafas pequenas e protegeu mesmo aqueles que nao eram girafas.

Amaisbela tinha tambem um temperamento forte. E sabia fazer sorrir como fazer chorar. Mas fosse como fosse nao era possivel nao gostar dela. A mais bela girafa era tambem a mais forte girafa. E nao havia girafa que nao queira ser como a mais bela e a mais forte, e quem nao fosse desejava que tivesse sido girafa, para ser como Amaisbela.

Um dia Amaisbela recebeu uma mensagem que nunca revelou de quem era. A mensagem dizia que ela teria que partir, sair da savana e entrar na floresta e procurar algo que tambem nunca revelou o que era.

Amaisbela foi forte... A savana era um lugar seguro, nenhum animal conhecia realmente a floresta, e dos poucos que se haviam aventurado, sabia-se que poucos voltaram. E os que voltaram pouco falavam da sua experiencia. E os rumores que corriam era que a floresta era um lugar terrivel. Mas Amaisbela era forte. Partiu com um sorriso e um 'ate logo'.Entrou pela floresta dentro em busca do que tinha que buscar.

As noticias chegavam pelos passaros... os unicos que entravam e saiam da floresta despercebidos, mas que tinham jurado que nao podiam revelar nunca o que se passava na floresta. Eles diziam que Amaisbela estava bem, que a jornada era dificil, mas que ela era forte e corajosa e que ela estaria de volta em breve. Os animais regozijavam-se com a noticia e continuavam os seus afazeres com vigor e esperanca.

E um dia Amaisbela regressou. O seu sorriso continuava o mais belo, a sua voz a mais terna, as suas palavras de consolo e animacao as mais doces. Os animais saltavam e dancavam a sua volta, alguns escondiam lagrimas de saudades e felicidade. Os animais que tinham nascido depois de Amaisbela partir sorriam timidamente ante tao imponente animal.

Mas a festa durou pouco tempo. Amaibela foi chamada de novo. A jornada nao havia sido terminada... E todos tiveram medo, porque ainda se conhecia menos animais que tivessem entrado na floresta duas vezes e regressado.

Desta vez os passaros traziam menos noticias, e os animais olhavam amiude para a floresta esperando ver Amaisbela regressar. As outras girafas preparavam-se para o pior, mas esperavam sempre estar erradas. Elas esticavam o pescoco para ver se por cima da copa das arvores Amaisbela poderia estar a espreitar... As vezes viam-na ao longe... Amaisbela sorria para elas... As vezes gritava-lhes que tivessem forca e coragem, que a vida era uma jornada e que cada um tinha que percorrer a sua. Ela estava a percorrer a dela.

Mas as girafas perguntavam-se porque... porque e que o caminho de um animal da savana deve ser percorrido numa floresta? E que queria dizer isso de percorrer um caminho? Afinal a vida nao e pastar, fugir de predadores, conviver com familia e amigos apenas?

Um dia as folhas das arvores a beira da floresta mexeram-se. Os animais pararam tudo o que estavam fazer, a espera de ver quem la vinha... Se era Amaisbela...

Um passaro voou em voo lento, de luto, razante, baixo... pesavam-lhe as lagrimas e a mensagem que trazia nas garras. Poisou no circulo feito pelos animais e anunciou em voz baixa e dolorida que Amaisbela partira de vez... que nao voltaria mais.

Os animais na primeira fila em estado de choque comecaram a transmitir a noticia e em pouco tempo ja se ouvia em todo mundo animal, gritava-se aos quatro ventos que a floresta havia comido Amaisbela.

Ouviram-se choros, coracoes partidos, lagrimas e gritos... Amaisbela tinha partido.

O passaro entregou o que trazia consigo as girafas. Amaisbela tinha-se lembrado dos amigos e deixara uma mensagem para eles. A mensagem foi lida em voz alta:

'A minha jornada ensinou-me a amar, a ser paciente, a viver a vida com paixao e dedicacao mas sempre com respeito pelos outros. Ensinou-me tambem que as lagrimas sao tao importantes como os sorrisos e que a humildade e uma das maiores virtudes. Descobri durante a minha jornada que mesmo na adversidade ha felicidade.

Quero deixarvos com uma recordacao de risos e de forca. Nunca desistam face aos vossos desafios. Do mau retirem sempre o melhor e acreditem na vossa jornada, para onde quer que ela voz leve. Sejam positivos, sejam o melhor que podem ser.'

Amaisbela voltou a colocar sorrisos na face das girafas e dos outros animais. Os coracoes continuavam pesados, mas as pessoas lembravam-se do sorriso dela e aliviava um pouco a dor da saudade. Ela saira despercebida da floresta e entrara no coracao de cada um.

E por isso que ainda hoje Amaisbela nao foi esquecida. As pequenas girafas ainda querem ser como Amaisbela, ainda que nunca a tenham conhecido. E as mais velhas, quando fazem algo sempre se perguntam: como faria Amaisbela? E sempre imaginam que onde quer que a jornada a tenha levado, ela sorri feliz com o legado que deixou.

(de uma grande mulher para todas pequenas que um dia se tornarao tao grandes quanto ela)