domenica, ottobre 22, 2006

Realidade e Ficcao

(excerto e adaptacao de uma conversa entre um cavaleiro e uma bruxa, a beira de um lago dentro de uma floresta negra e cerrada, numa noite de lua cheia, testemunhado desde a penumbra por toda uma serie de criaturas do bosque e da floresta)

Gosto de ficar tonta... Quando entro em situacoes assim, em que nao sei o que fazer (e acredita, essas sao muito poucas, porque como disse tenho controle perfeito sobre a minha vida, o meu destino, a minha existencia) fico viciada... E assim: seria o equivalente em dizer que como bruxa nunca me contentaria com um comum mortal... Alguns mortais conseguem passar as primeiras barreiras, mas depois ficam demasiado enfadonhos... e acabam por me aborrecer. Gente que me deixa tonta, definitivamente nao pode ser comum mortal...

Neste momento estou num carrossel... entreguei a minha alma a um demonio, que brinca com ela como bem lhe apetece... bruxas e demonios vao muito bem... e parece que os demonios sao os unicos que nos conseguem domar... o que e uma alternativa a nossa propensao para dominar e domar as almas dos outros.

Mas obviamente nao estou completa, senao nao estariamos a ter esta conversa...

Nao estou completa porque o carrossel implica que umas vezes sei onde estou, mas maior parte das vezes nao sei... nao estou completa porque uma fugaz aparicao dele me faz sentir incalculavelmente feliz e o resto do tempo (quando ele nao me aparece) sinto um vazio intoleravel... Nao estou completa porque embora nao seja isto que eu queira, nao consigo dizer que nao ou 'vai-te embora', e mais parece que ele e que e o bruxo e que me colocou sob algum encantamento...

Enfim... o que me completaria era ter um companheiro que nao me deixasse sentir nenhum vazio, estivesse ou nao ao meu lado... Nao procuro uma alma gemea... isso ja encontrei e ja perdi (ao contrario das fantasias propagadas por ai, as almas gemeas nao necessitam permanecer justas... mas e bom encontra-las, reconhece-las, para se saber distinguir das novas almas que vao se cruzar no nosso caminho e nao cairmos na ilusao que elas nos complementarao na perfeicao). Mas procuro alguem que me encante a alma... que me surpreenda... que seja imaginativo... para quem eu seja o centro do mundo... e que nao se imagine a viver sem mim na sua vida... porque e assim que eu me entrego... e preciso de alguem que se entregue assim... (e isto, qualquer alma com vontade pode fazer, nao precisa de ser gemea).

Sei que e um desejo muito comum... que nao sou a unica que sonha com isto assim... mas e o que me completaria... e o que procuro... e este demonio fez-me pensar que tinha encontrado.

Quando conheci a minha alma gemea tambem nos separamos abruptamente (por vontade dele, nao minha) e eu fiquei com a sensacao que a nossa historia nao tinha terminado... que ele estava enganado... que o perceberia mais tarde...

E dificil explicar as intuicoes de uma bruxa... e dificil acreditar nelas. Ate para mim... especialmente quando elas contrariam todas evidencias... Mas nao me enganei dessa vez... e nao creio estar enganada agora...

Mas e-me dificil conviver com a possibilidade de estar a espera de algo que me parece pouco plausivel ou que possa ser uma ilusao devida aos meus desejos carnais ou expectativas emocionais. As vezes acredito que sou uma mera mulher (com a ilusao de conseguir sentir para alem do que outras mulheres sentem). Tenho evidencias do contrario... mas mesmo assim hesito.

Como se pode ter a certeza? Como se sabe a fronteira entre a realidade e a ilusao? Entre o verdadeiro e o desejo?

Se um dia encontrar a resposta partilho contigo... se nao, continuarei continuamente a procura desta felicidade que sempre me ilude... E sempre a olhar para tras e a saber que ainda assim valeu a pena.